Segurança virtual em ambientes escolares

Segurança virtual em ambientes escolares

28/01/2020

A segurança virtual em ambientes escolares tende a ser o foco de preocupação entre pais e professores na chegada de um ano novo. Afinal, como se defender de cyberataques no período de volta as aulas?

A segurança virtual em ambientes escolares tendem a preocupar os pais no período de volta às aulas, tanto quanto as instituições escolares se preparam para receber os alunos. As escolas também se preocupam em proteger dados da instituição, dos alunos e seus responsáveis além de todo o espaço físico e funcionários.

Problemas como de ordem familiar, física ou psicológica possuem relação direta no processo de aprendizagem, sendo necessário que os educadores acompanhem além do histórico escolar. No entanto a tecnologia ajuda em organizar e armazenar esses dados que auxiliam os educadores há conhecer cada estudante tudo de maneira segura.

Os sistemas de segurança são utilizados para prevenir problemas comuns como casos de vazamento de dados e informações sigilosas, invasões no sistema para alterações de notas, vazamento de conteúdo ou gabaritos de avaliações dentro do ambiente escolar. Selecionamos algumas maneiras de manter seguro os dispositivos onde os alunos têm acesso e suas principais causas.

Uma das principais causas são os softwares maliciosos, um dos mais falados e comentados é o malware. No qual é capaz de bloquear o acesso ao computador e infectar arquivos comprometendo estudantes e prejudicando o ambiente escolar como um todo. Outro software mal-intencionado e bastante popular é o ransoware, ele criptografa e impede arquivos de serem utilizados no qual bloqueia o sistema em troca de um valor em dinheiro.

 

– Meios mais comuns e recentes os malwares são enviados:

Alguns malwares e ransowares estão escondidos por meio de livros e trabalhos online, através de sites e/ou downloads. Um deles é o “Worm” semelhante aos vírus, porém neste caso ele é auto replicante, no qual recria cópias funcionais de si mesmo infectando outros computadores. Através de conexões de rede local, internet, anexos de e-mails, cabos USB e pen drives sendo bem comum em ambientes escolares.

Com o objetivo de infectar o maior número possível de sistemas, o worm pode enviar um e-mail para seus contatos em seu nome, transmitindo uma falsa sensação de credibilidade e confiança no qual outros estudantes irão acessar o e-mail e abrir o aplicativo. Algumas instituições de ensino costumam utilizar versões desatualizadas de sistemas operacionais, por conta disso favorece a expansão de worms em ambientes como esses.

O malware é enviado em formatos de texto no formato de “doc” ou “PDF” e ao ser iniciado abre um arquivo de texto, apesar de não aparentar é um programa mal-intencionado no qual corrompe arquivos e computador do usuário. Além disso, por ser mais difícil detectar uma ameaça quando está em formato de “rar” ou “zip” malwares costumam se esconder em arquivos de documentos.

 

– Como se proteger: 

“Downloads Grátis”: São encontrados inúmeras vezes em sites com aparência sempre muito bem atrativa. Porém podem conter softwares mal-intencionados que danificam o sistema do estudante ou instituição. Para evitar esse tipo de ataque bloqueie permissões de downloads automáticos e se certifique da credibilidade do site.

Bibliotecas Virtuais: Quando possível tente encontrar livros e arquivos de pesquisa em bibliotecas, sites de bibliotecas virtuais podem ser uma ótima opção. Não esqueça de pesquisar a origem do site e questionar a sua credibilidade.

Atualização do antivírus: Utilize sempre um antivírus confiável em seu computador, para que reconheça esses e outros problemas protegendo seus dados e arquivos importantes. Além disso, lembre se de manter os sistemas operacionais constantemente atualizados.

Por ultimo, ao receber e-mails e arquivos de colegas sem o estar esperando por ele, se questione. Alguns malwares ao infectar um arquivo se auto replicam, consequentemente indo atras de novas vitimas.

Para manter a sua instituição e empresa segura, agende uma avaliação gratuita e com suporte especializado com a Softwaresul, basta clicar neste link e um dos nossos profissionais irá atende lo.