O que é Governança e Proteção de Dados

O que é Governança e Proteção de Dados

09/08/2022

O que é Governança e Proteção de Dados

 

Muitos acabam confundindo Governança e Proteção de dados com o Gerenciamento de Dados, não cometa com esse erro. Segundo o Data Governance Institute , a governança de dados é um sistema de direitos e responsabilidades para processos relacionados às informações. Executado em concordância com modelos que descrevem quem pode realizar quais ações com quais informações, quando, sob que circunstâncias, e usando quais métodos.

 

Essa modalidade engloba uma coleção de processos, funções, políticas, padrões e métricas que garantem o uso eficiente e eficaz das informações, permitindo que uma organização alcance suas metas.

Quem é o responsável pela governança de dados?

 

Depois de explicar a definição da governança de dados, vamos entender quem é o responsável pela sua implementação.

Uma governança de dados eficaz envolve toda a empresa.

 

Conheça também a nova modalidade que está em alta e adeque sua empresa para o mercado

https://softwaresul.com.br/aplique-a-esg-com-seguranca/

 

Governança e Proteção de Dados e a LGPD

 

Como a governança de dados exerce o controle sobre todas as tratativas que envolvem os dados utilizados por uma empresa, ela garante o cumprimento efetivo do que é estabelecido pela LGPD. Além disso, essa estratégia conta com ações educativas, mecanismos internos de monitoramento, eliminação de riscos e procedimentos pré-determinados para responder incidentes de segurança com rapidez. Operando com as práticas e ferramentas da governança em vigor, fica muito mais fácil identificar o que é preciso para estar em conformidade com a LGPD e se manter com rotinas seguras, sempre de acordo com o que é previsto pela lei.

 

Conheça o LGPD Tool

 

Conheça algumas funcionalidades da LGPD Tool que ficarão na palma da sua mão:

  • Aponte Vulnerabilidades mapeadas na LGPD;
  • Insira e gerencie planos de ações;
  • Cadastre o ciclo de vida e classifique o uso e finalidade;
  • Atribua bases legais, tenha uma matriz de riscos.

Com visual intuitivo, linguagem compreensível e sem necessidade de instalação total (totalmente em nuvem!), o LGPD Tool será o aliado da segurança de dados na sua empresa.

 

https://materiais.softwaresul.com.br/lgpd-tool

 

A importância da Governança e Proteção de Dados

 

Investir nessa modalidade é de suma importância para a segurança e desenvolvimento da sua empresa, entenda o porque 

Ter dados mais estratégicos

 

Com a facilidade da tecnologia, atualmente é possível coletar, organizar e armazenar um gigantesco número de dados. Implementar uma governança de dados ajuda a definir quais são as informações estratégicas para a empresa, qual a melhor forma de obtê-las e realizar sua gestão. Isso também evita problemas como a sua indisponibilidade e dificuldade de aplicação na empresa.

 

Fortalecer a tomada de decisões

 

Por isso, é fundamental investir em metodologias que ajudem a extrair e trabalhar da melhor forma os dados da empresa, como esse modelo de governança.

 

Processos mais eficientes

 

Da mesma forma que dados estratégicos ajudam na tomada de decisões de forma geral, informações de qualidade podem ser utilizadas para otimizar processos na empresa.

 

Maior transparência

 

Adotar mecanismos de controle e definir boas práticas para os processos é uma forma de melhorar a transparência das operações. Essa simples ação permite com que o público saiba o que está sendo coletado sobre si e a destinação desse material.

 

Saiba os primeiros passos para sua empresa se estruturar, saiba se estão no caminho certo e se previna de possíveis penalidades

No grupo Softwaresul seu desempenho é nossa prioridade. 

Entre em contato e solicite uma consultoria ou orçamento;

https://materiais.softwaresul.com.br/governanca-e-protecao-de-informacoes