Lists é o novo aplicativo do Microsoft 365 para organizar informações

Lists é o novo aplicativo do Microsoft 365 para organizar informações

26/05/2020

Em 20 de maio, na conferência de desenvolvedores Build 2020, a Microsoft revelou “Lists”, o aplicativo mais novo para o serviço de assinatura Microsoft 365. Para não confundir com o Microsoft To Do, a nova experiência é bem diferente e foi projetada para ajudá-lo a rastrear as informações centralizadas em seu trabalho. Ele está programado para ser lançado ainda este verão, mas veja o que o aplicativo significa para você e como ele funcionará.

O que é o Lists?

Diferente do Microsoft To Do, o Lists é uma experiência projetada para se conectar à sua vida profissional. Ele supera e atualiza o recurso de listas online encontrado no SharePoint para uma experiência mais nova.

Em uma publicação no blog do Microsoft 365, a empresa diz que o Lists foi projetado para “ajudar a rastrear informações e organizar seu trabalho” de maneiras “simples, inteligentes e flexíveis”. A entrada de informações no Lists também pode ser rastreada por regiões e locais, graças ao Microsoft 365, garantindo que todos no local de trabalho possam estar na mesma página.

Alguns casos de uso do Lists incluem o rastreamento de ativos da empresa, como laptops, contatos de rastreamento, inventário como material de escritório ou até mesmo uma rotina diária. O aplicativo terá seu próprio site acessado por meio do iniciador de aplicativos do Microsoft 365. Como na maioria dos aplicativos do Microsoft 365, também haverá uma integração com o Microsoft Teams.

 

Como você pode personalizar o Lists?

Assim como na maioria dos aplicativos do Microsoft 365, a visualização padrão não é a única. São várias maneiras de personalizar a experiência com base na aparência que você deseja.

Como já falamos anteriormente, existem algumas “visualizações” diferentes para o Lists. Os principais incluem grade, galeria e calendário. A exibição em grade fornecerá linhas e colunas para reordenar e é melhor para edição. Enquanto isso, a lista não possui os recursos de apontar e clicar. A galeria será a mais visual do grupo, pois possui imagens e cartões para exibir informações e datas.

Por fim, a visualização da agenda é melhor para exibir listas com uma data associada, pois você poderá visualizar melhor as que são mais importantes. Quem cria listas também pode usar a visualização de formato para alterar a aparência dos cartões para todos quando carregarem a lista.

Para melhorar a capacidade de descoberta de listas, também existem opções para usar a formatação condicional, além de alternativas para alterar o ícone de uma lista, se necessário.

Como as listas funcionarão no Teams?

A parte mais interessante do Lists é sua integração com o Microsoft Teams. De acordo com a Microsoft, você poderá usar o Teams para colaborar nas listas criadas. Serão várias visualizações para listas em equipes, como grades, cartões e calendário. As listas também podem ser adicionadas a um canal do Teams ou por meio de bate-papo, como na maioria dos aplicativos.

Depois de adicionar uma nova guia Lists a um canal do Teams, você poderá criar e incorporar suas listas sem sair do aplicativo. Serão opções para adicionar novas colunas, definir opções em um menu suspenso, criar uma exibição ou editar links de compartilhamento e configurar filtros personalizados.

Compartilhando listas

E como o compartilhamento funcionará com o Lists? Segundo a Microsoft, quando você compartilha uma lista, serão exibidas opções para permissões de edição ou somente leitura. Também é possível compartilhar itens individuais com a opção de permitir ou desativar a capacidade de editar, definir uma data de validade ou exigir uma senha antes de conceder acesso. Assim como no Word, qualquer pessoa que obtenha uma lista compartilhada também pode adicionar comentários.

Para aqueles preocupados com as listas do SharePoint, a Microsoft detalha que todas as suas listas, incluindo as que você tem hoje nos sites do SharePoint, se beneficiarão de tudo que vem com o aplicativo Listas.

Quer saber mais sobre o Lists ou como adquirir o Teams para sua empresa? Então entre em contato com um de nossos especialistas!