Licenças Microsoft: As diferenças entre OEM, Retail e ESD 

Licenças Microsoft: As diferenças entre OEM, Retail e ESD 

17/09/2021

Muito se confunde em relação aos  diferentes tipos  de licenças Microsoft.  Primeiramente é importante ressaltar que não há uma diferença técnica entre uma licença e outra.  Na verdade,  as  maiores  diferenças entre si  são referentes aos aplicativos inclusos, bem como a sua  natureza legal e contratual.  

  • Licenças Microsoft  OEM  

A licença do Windows ou Office na versão OEM é o tipo de licença que precisa estar necessariamente ligada a um único computador.  Na prática, isso significa que, se por algum motivo você não quiser mais usar aquele PC, você não poderá mais usar a mesma chave do Windows e/ou Office no novo computador. Em particular, se no PC com a licença OEM do Windows, por exemplo, você quiser trocar a placa-mãe, então essa mesma licença OEM também não poderá ser usada.   

Por outro lado, se você realizar mudanças menos radicais, como a troca de placas gráficas, de discos rígidos ou troca e adição RAM, neste caso, muito provavelmente, a licença OEM do Windows continuará válida. Infelizmente, a condição nesses casos é obrigatória porque a Microsoft não é muito precisa a respeito disso.   

  • Licença Microsoft  Retail

Esse tipo de licença permite que você instale o Windows e/ou Office em qualquer PC, com a possibilidade de ser transferido de um computador para outro, em caso de necessidade. Em outras palavras, se você decidir mudar de computador, você pode facilmente utilizar sua versão do Windows e/ou Office e instalá-la no novo computador, sem nenhum tipo de problema.  Mas isso não significa que você pode instalar a mesma versão simultaneamente em vários computadores.  Quer dizer apenas que, depois de desinstalar o Windows e/ou Office do PC antigo, essa mesma licença pode ser usada em qualquer outro computador sem nenhum problema.  

  • Licenças Microsoft  ESD  (acrônimo de  Electronic  Software  Distribution) 

Nesse tipo de licença a Microsoft oferece a você o suporte exclusivamente em formato digital, sem nenhum suporte físico (como a caixa clássica, DVD, manual do usuário, etc.), reduzindo assim os custos tanto de embalagem como de envio. A principal vantagem desse tipo de licença é sem dúvida referente ao seu preço, que geralmente é de um valor reduzido.  

Qual licença  eu  devo comprar? 

Se você já sabe que irá trocar os componentes do PC com frequência ou já sabe que deseja trocar de computador de vez em quando, levando sua versão do Windows e/ou do Office de um PC para outro, nesse caso, a solução ideal é você adquirir a Retail license.   

Agora, se você não troca de computador com frequência, a melhor opção para você é a Licença OEM, a qual possibilita que você economize dinheiro. Uma licença do Windows ou do Office na versão OEM custa, na verdade, muito menos do que a contraparte na versão de varejo. No entanto, com uma licença de versão OEM você não terá suporte direto da Microsoft, caso haja necessidade.  

Sempre lembrando que a Softwaresul é Parceira Gold Microsoft, contando com consultores especializados para fazer uma análise do seu ambiente e direcioná-lo à melhor alternativa possível. Na dúvida, entre em contato!  Estaremos prontos para ajudá-lo.