LGPD e o mapeamento de dados nas empresas

LGPD e o mapeamento de dados nas empresas

06/10/2021

Hoje vamos tratar sobre o mapeamento de dados nas empresas, para adequação e conformidade com a LGPD.

Ao iniciar o mapeamento de dados, é comum ter em mãos um roteiro de perguntas básicas, previamente discutidas no kick off. Este roteiro inicial é essencial para conhecer um pouco a empresa, o que auxilia na hora de fazer a complementação daquelas perguntas. Isso, porém, não é o suficiente.

Ao progredir entre os setores da empresa, novas informações aparecem. Com elas, a necessidade de acrescentar mais perguntas ou mudar a forma de abordagem. Para evitar essa lacuna, deve-se fazer o maior número de perguntas possíveis e necessárias para atingir a finalidade de ter um relatório devidamente fundamentado. Conforme o andamento do processo, é necessário ir acrescentando outras perguntas e, somente tendo estas como finalizadas, é que se torna possível completar o primeiro mapeamento.

Este primeiro documento necessita de uma revisão. Um retorno aos setores da empresa para questões de validação.

Não é incomum que surjam algumas situações que até então ninguém havia mencionado. Assim, se faz necessário uma revalidação, com perguntas como:  É este o real funcionamento destes processos? Esses dados são utilizados para essa finalidade? Realmente não tem descarte? Não é compartilhado com algum setor?

Talvez este seja justamente o passo mais interessante do mapeamento de dados. Não há uma rotina. Não existe fórmula pronta. Um procedimento bem-feito difere em sua qualidade dos já comuns formulários prontos de internet, justamente por conta das particularidades.

Sem dúvida nenhuma, essa é a parte mais demorada, mais delicada e mais cheia de detalhes de toda a adequação de uma empresa à LGPD. Assim sendo, um profissional competente e experiente faz toda a diferença para um processo bem-feito. Se você ainda está adequando sua empresa, entre em contato conosco!

A Softwaresul reuniu a atuação especializada em TI e segurança da informação de nossa equipe com a assessoria jurídica de advogados do escritório Bortolini e Werneck para oferecer uma consultoria completa que irá te auxiliar em todo este processo.