Internet 5G: o próximo passo para um futuro conectado

Internet 5G: o próximo passo para um futuro conectado

14/03/2022

Conectar [adj.]: o ato de ligar uma pessoa ou coisa a outra pessoa ou coisa.

Um conceito tão simples e que todos reconhecemos como parte da experiência humana. Em nossas vidas profissionais, a conectividade está desempenhando um papel em evolução, à medida que indivíduos e equipes se tornam mais móveis – trabalhando, compartilhando e colaborando de qualquer lugar.

A Internet 5G nunca foi tão relevante quanto nos últimos dois anos. Espera-se que o número de conexões na nova rede cresça para mais de um bilhão até 2023, a partir de uma linha de base de aproximadamente 10 milhões em 2019. E a tendência é que as empresas impulsionem o ritmo da adoção do 5G.

 

A Internet 5G é mais do que apenas “rápida”

Embora algumas fontes descrevam a Internet 5G como 10 vezes mais rápido que o 4G, não se trata apenas de velocidade. Claro, baixar um filme completo em segundos no 5G antes de um longo voo é impressionante, mas dificilmente é o “aplicativo matador” que impulsionará a adoção em massa. O que é um divisor de águas em potencial, no entanto, é a maneira como as organizações podem usar o 5G para aproveitar a segurança reforçada, maior largura de banda e benefícios de latência reduzida.

  • Segurança: o 5G possui criptografia de 256 bits, tornando-se uma opção de conectividade mais segura em relação à criptografia de 128 bits em 4G, tornando os dados da empresa mais seguros. O 5G oferece uma experiência mais segura em comparação com redes Wi-Fi públicas, como as encontradas em aeroportos, hotéis e cafeterias. Essas redes não seguras geralmente podem expor as empresas a ameaças de segurança cibernética, como ransomware e hackers.
  • Largura de banda: mais largura de banda leva a menos tempo no limbo, pois os funcionários aguardam a conclusão das transferências de arquivos. Não confundir com velocidade, porque largura de banda mede quanta informação pode ser enviada ou recebida de uma só vez. Embora muitos clientes geralmente troquem arquivos pequenos entre si, a largura de banda 5G é útil para aqueles em funções especializadas – por exemplo, arquitetos ou engenheiros que compartilham grandes blocos de dados, como arquivos de projeto de visualização CAD, BIM e 3D, ou criadores que compartilham sua versão mais recente de um editar.
  • Latência: a chave para alcançar o desempenho em tempo real, a latência reduzida no 5G é a única opção para a tomada de decisões urgentes. Para clientes como socorristas ou especialistas como resgate em montanhas, a conectividade ininterrupta em locais remotos pode ser a diferença entre a vida e a morte daqueles que estão tentando ajudar. Você pode imaginar facilmente como o 5G pode ajudar serviços de saúde mais amplos, como telecirurgia, onde pode não ser possível que especialistas e pacientes estejam no mesmo local. A latência reduzida também pode beneficiar os clientes em outros setores de ritmo acelerado, como o financeiro. À medida que o 5G se tornar mais proeminente, veremos as organizações encontrarem novas maneiras de usá-lo para oferecer melhores produtos e serviços.

 

Conectando o mundo com a internet 5G

Os laptops habilitados para 5G estabelecerão uma base sólida sobre a qual construir um futuro sempre conectado – melhorando o desempenho organizacional, a produtividade e a colaboração.

Os dispositivos Latitude 9000 Series habilitados para 5G estão atualmente disponíveis pela Dell nos Estados Unidos. Em setembro de 2020, a Dell também anunciou a disponibilidade do primeiro PC empresarial compatível com 5G na Europa, compatível com a maioria das principais operadoras.

A união das vastas redes de banda larga com os dispositivos Dell Latitude permite que os funcionários corporativos permaneçam conectados em dispositivos leves, portáteis e ultra-premium, com até 30 horas de duração da bateria, Express Sign-in e priorização de aplicativos.

 

Os últimos dois anos redefiniram o que significa “conectar”. Olhando para o futuro, a conectividade interpessoal e tecnológica continuará a desempenhar um papel crucial na evolução do futuro do trabalho.

 

Do blog da Dell Technologies, por Meghana Patwardhan, traduzido e adaptado.

 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe a Softwaresul nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leia outros conteúdos do nosso blog clicando aqui.