Infraestrutura Hiperconvergente: Segurança, flexibilidade e dimensionamento

Infraestrutura Hiperconvergente: Segurança, flexibilidade e dimensionamento

15/05/2020

Os negócios não param quando os colaboradores deixam o escritório. Para uma empresa ser competitiva e próspera, seus funcionários precisam de uma forma segura para trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo. A solução: um espaço de trabalho digital. As pessoas podem acessá-lo a partir de qualquer aparelho para trabalhar com segurança com aplicativos virtualizados e computadores hospedados em seu datacenter.

Até recentemente, a complexidade dos espaços de trabalho digitais os deixava ao alcance apenas das maiores organizações. A solução inclui numerosos componentes: servidores, storage, redes, endpoints, softwares de virtualização e de gerenciamento, segurança, serviços, suporte e financiamento. A aquisição e a instalação de componentes de diversos fornecedores normalmente leva meses. A equipe de TI muitas vezes precisa aprender e dominar novas ferramentas de gestão. E quando problemas aparecem, identificar sua origem pode exigir paciência.

A infraestrutura hiperconvergente (HCI, em inglês) simplifica isso, ao combinar todos os recursos em um único produto. Mas você ainda precisa coordenar com outros fornecedores o recebimento de endpoints, virtualização, segurança e serviços. Outro entrave: a maioria dos HCIs não oferece suporte a uma ampla gama de requisitos de aplicativos porque você é obrigado a configurar todos os nós da mesma maneira. Consequentemente, você enfrenta um dilema: pagar a mais por placas de vídeo de alto desempenho para todos ou excluir usuários que trabalham com aplicações graficamente exigentes? Pagar pelos processadores mais potentes até para aplicativos leves, ou descartar usuários que usam aplicações de computação intensiva?

Grandes fabricantes de equipamento e software têm investido em inovações para este desafio, e um dos mais recentes lançamentos que tem se destacado no mercado, é o VxRail™ para a infraestrutura de desktop virtual VDI em servidores Dell EMC PowerEdge™.

O conceito é realmente de uma solução de fornecedor único, integrando opções gráficas, incluindo as unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA; Wyse thin e zero clients; Serviços Financeiros Dell; Serviços de Gerenciamento de VDI Dell; e suporte telefônico 24 horas de apenas um contato, um único número para ligar.

Com um espaço de trabalho digital, os colaboradores podem acessar todos os seus aplicativos e dados de qualquer aparelho, a qualquer hora. Podemos resumir as tendências desta nova geração de soluções HCI em:

– Simplicidade: uma solução de fornecedor único simplifica a instalação, a configuração, o gerenciamento e o suporte.

– Mobilidade: usuários de aparelhos móveis precisam de uma forma segura de acessar o espaço de trabalho digital em qualquer lugar.

– Alta performance: textos e gráficos precisam ser carregados e atualizados tão rápido quanto em um desktop. O desempenho deve ser tão bom na última sessão de desktop virtual quanto na primeira.

– Suporte para aplicativos especializados: aplicativos de design e engenharia exigem uma GPU potente. Os aplicativos do Windows 10 e da web também precisam de uma GPU, mas ela não precisa ser tão potente. Aplicações de computação intensiva requerem um processador rápido, e aplicações de big data também precisam de uma grande capacidade de armazenamento.

– Segurança: o TI precisa de ferramentas para bloquear malware e ransomware e para detectar rapidamente e conter ameaças que possam passar pelas defesas.

– Baixo custo total de propriedade (TCO, em inglês): os fatores que afetam o TCO incluem custo por máquina; sobrecarga de gerenciamento; espaço, potência e custos de refrigeração do datacenter.

– Redimensionamento: você quer começar com o tamanho certo para as necessidades atuais e crescer com custos e desempenho previsíveis.

– Aceleração do rendimento: instalação em semanas ou mesmo dias após o pedido.

 

Quer saber mais sobre como uma estrutura hiperconvergente pode auxiliar o seu negócio? Então ENTRE EM CONTATO com nosso time de especialistas!