Indústria 4.0: a tecnologia como ferramenta para o crescimento

Indústria 4.0: a tecnologia como ferramenta para o crescimento

02/05/2022

A indústria foi uma grande beneficiada das inovações tecnológicas. A combinação deu tão certo que hoje temos a chamada Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, que mudou as formas de produção e modelos de negócios, possibilitando resultados que não eram possíveis há, por exemplo, 10 anos.

Fique com a gente para saber mais sobre o tema!

 

Unindo o útil ao agradável

Não é segredo que a indústria se reinventa e busca novas formas de potencializar a produção e diminuir custos. Com as novas tecnologias, esse objetivo ficou mais fácil de ser alcançado. O conceito de Indústria 4.0 se aplica perfeitamente no contexto atual, combinando estratégias de crescimento com inovações digitais, como a robótica, inteligência artificial, sensores sofisticados, Internet das Coisas, Big Data etc. Dessa forma, as produções alinham-se a um mundo com cada vez mais gente e mais exigência.

Vamos a um exemplo: sabe quando falamos aqui no blog da Softwaresul a respeito de Nuvem? Tem tudo a ver com a Indústria 4.0! Essa ferramenta de proteção e gestão de dados faz parte da construção da automação dos processos operacionais e estratégicos. E é uma das várias possibilidades tecnológicas para montar uma empresa cada vez mais moderna, funcional e otimizada.

 

Benefícios da Indústria 4.0

Esse fenômeno traz uma série de benefícios para as empresas. Quem adere o conceito coloca sua indústria à frente das outras, visto o caráter inovador adquirido e novas formas de expor seu produto ou serviço no mercado.

Através do uso de máquinas e computadores, o impacto na produtividade é evidente. Isso acontece por conta do aumento da eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em grande escala. Além disso, promove maior competitividade no mercado e também a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

Outro ponto interessante a se pensar é a transformação na estrutura empresarial, visto que as áreas de tecnologia da informação (TI) e de produção farão uma maior cooperação para implementar tecnologias.

 

Indústria 4.0 no Brasil

O Brasil pode garantir um crescimento considerável a partir da ascensão da Indústria 4.0. Um exemplo é a Internet das Coisas. Uma pesquisa da Accenture estima que a implementação das tecnologias ligadas à IC deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030.

A pesquisa complementa que, caso o Brasil crie um cenário favorável para acelerar a absorção das tecnologias, o ganho pode ser de US$ 210 bilhões. Para isso acontecer, devem acontecer melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica e aperfeiçoamento regulatório.

 

Não basta apenas a tecnologia

A empresa pode ter uma tecnologia de primeira linha, mas não será tão eficaz se não treinar sua equipe de forma consistente. É de extrema importância qualificar os profissionais em termos técnicos, como conhecimento em programação e análise de dados, mas também em níveis socioemocionais, com maneiras de estimular o trabalho em equipe, a criatividade, liderança e comunicação efetiva.

Assim, a tendência da empresa em crescer na área se torna ainda maior, pois junta pessoal capacitado e tecnologias que possibilitam otimização de processos e ganhos de resultado.

 

Conte com a Softwaresul

E aí, curtiu saber mais sobre o tema? A Softwaresul possui ferramentas exclusivas para empresas que desejam construir áreas de trabalho mais modernas, ter dados e informações sempre em segurança e melhorar os processos produtivos. Um produto que tem tudo a ver com o texto de hoje é a Nuvem! Oferece rápida inovação, recursos flexíveis, economia de escala e redução de custos, essencial para a boa gestão empresarial. Com um amplo conjunto de políticas tecnológicas, protege os dados da sua empresa e a mantém em produtividade com o recurso de recuperação de desastre.

Acompanhe a Softwaresul nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leia outros conteúdos do nosso blog clicando aqui.