Encurtador de URL: Como se proteger contra a nova onda de ataques cibernéticos

Encurtador de URL: Como se proteger contra a nova onda de ataques cibernéticos

16/08/2022

Encurtador de URL: Como se proteger contra a nova onda de ataques cibernéticos

Encurtador de URL: Como se proteger contra a nova onda de ataques cibernéticos. Uma análise de segurança digital descobriu que encurtadores de URL estão sendo utilizados para empurrar os usuários a instalar malware, trojans bancários e apps maliciosos para Android e iOS. Porém, é na monetização de cliques que páginas legítimas podem levar os usuários a acessar uma campanha de propaganda que, por sua vez, catapulta o usuário para os sites de malware. 

A análise notou que as táticas e malware espalhados pelos encurtadores de URL variam conforme o dispositivo. A mesma propaganda pode levar o usuário a baixar um trojan bancário no Android e, no iOS, importar um arquivo de calendário ICS malicioso.

Entenda como a Bitdefender protege contra ataques cibernéticos que usam encurtadores de URL

Nós da Softwaresul junto a parceira de cibersegurança Bitdefender trouxemos um artigo para você entender melhor como essa nova onda de ataques está prejudicando empresas e pode chegar até a sua. Saber como está ocorrendo é a melhor forma de se prevenir e educar seus colaboradores para evitar possíveis perdas, mas para se manter tranquilo e contar com serviços de segurança, alertas e tudo que as soluções premiadas da Bitdefender podem te oferecer confira nossos contato ao final desta leitura e entre em contato conosco.

 

Coloque seu desempenho e segurança em primeiro lugar.

Confira neste artigo o nível de segurança de dados básica com base nos critérios da lgpd e entenda se sua empresa deve dar uma atenção maior ou está no caminho certo da cibersegurança.

https://softwaresul.com.br/teste-a-capacidade-de-seguranca-da-sua-empresa-lgpd/

Colaboradores e equipes despreparados podem acabar afetando a empresa. Entenda mais sobre o que é Governança e Proteção de Dados e porque dar atenção para essa mobilidade dentro da sua empresa.

 

https://softwaresul.com.br/o-que-e-governanca-e-protecao-de-dados/

 

Ataques de phishing utilizando encurtadores se tornam ainda mais difíceis de reconhecer

 

Os crimes de phishing podem chegar até você via email, SMS, ligações telefônicas, falsos sites e falsos pop-ups inseridos em sites desprotegidos, todos com uma abordagem atrativa. Os criminosos utilizam de todas as formas para atacar os usuários e conseguir acesso à informações sigilosas das quais poderão se beneficiar. Mas com os encurtadores de link, a possibilidade de editar links e deixá-los mais “atrativos” e “verossímeis” inúmeros ataques estão sendo direcionados a empresas por meio de máquinas de colaboradores desavisados e despreparados a reconhecer possíveis ataques, que acabam clicando e trazendo malwares para os sistemas internos.

 

Como revelado pelo Relatório do Panorama de Ameaças BitDefender, aplicativos Web 2.0 

 

Muitas tentativas de phishing usam esquemas de engenharia social e especulam a ingenuidade do usuário. Em geral e aplicativos de redes sociais em particular já não são apenas algumas plataformas amigáveis para compartilhamento de notícias, mas também o lugar ideal para roubo de dados e identidade.  

 

As tentativas são diárias para roubar informações valiosas dos usuários e suas contas.

 

Enquanto imagens, e-cards e fotos parecem ser o alvo preferido dos ladrões, comprovado por cartões virtuais ou a imagem roubada de um bebê usada para esquemas fraudulentos alegando uma adoção. Os links exibidos nesse perfil redirecionam os usuários para sites de namoro, em alguns clicks pagos ou ranking de fraudes.

 

Conheça e entenda mais sobre os principais incidentes de segurança de dados e esteja mais prevenido para reconhecê-los.

https://softwaresul.com.br/principais-incidentes-de-seguranca-de-dados-principais-incidentes-de-seguranca-de-dados/

Usar encurtadores de URL que redirecionam usuários para sites disseminadores de malware é outro método preferido do arsenal dos cibercriminosos, já que não é possível os usuários verificarem o destino real por trás do link. Um iframe oculto ou transparente é colocado em cima de um botão legítimo e, provavelmente, mais conhecido pelos usuários. Uma vez clicado o que eles sabem estar lá geralmente uma caixa de mensagem os usuários são imediatamente redirecionados para uma página forjada que pede para preencher um formulário, confirmar suas credenciais, responder algumas questões ou clicar em outros links.

 

Softwaresul & Bitdefender

Conheça as soluções Bitdefender, entre em contato conosco. Iremos te apresentar os planos e ferramentas disponíveis para sua equipe e toda empresa ficarem preparados e protegidos aos principais ataques da sua área. Compare os nossos premiados produtos e consiga a melhor proteção do mundo real.

Com a nossa equipe técnica de suporte preparada e as soluções de segurança da nossa forte parceira, líder em cibersegurança, Bitdefender, sua empresa pode ficar tranquila e focar em resultados.

 

Entre em contato 

(41) 3883-2450

Marketing@softwaresul.com.br