Dell: monitoramento baseado em nuvem para PowerEdge

Dell: monitoramento baseado em nuvem para PowerEdge

22/02/2022

Gerenciamento de Infraestrutura com CloudIQ

Muitas vezes, o setor de TI encontra problemas no gerenciamento de infraestrutura e os administradores de TI precisam alternar entre vários consoles para visualizar o hardware específico, em redes específicas para avaliar sua infraestrutura. Quando surgem problemas, a solução é uma tarefa árdua e demorada que inclui a execução manual de relatórios, a leitura de logs e a identificação de possíveis causas-raiz. A otimização das operações e do desempenho torna-se uma reflexão tardia neste cenário à medida que a complexidade de TI tende a aumentar. Combine esses problemas com a esfera de dados em crescimento exponencial e imagine como é difícil entender como a infraestrutura de servidores pode continuar a crescer nos próximos anos. Há um caminho melhor e para isso a Dell apresentou o CloudIQ. 

 

O CloudIQ

Um componente-chave da solução da Dell para esses desafios de TI é o CloudIQ – um aplicativo baseado em nuvem que fornece um portal único para todos os seus sistemas Dell. Com o CloudIQ, você pode mudar rapidamente de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa, utilizando seu aprendizado de máquina e análise preditiva.

Já se foram os dias em que os administradores de TI gastavam seu tempo reagindo a problemas. Com esta ferramenta, agora você pode abordar os riscos de forma proativa, otimizar o desempenho e melhorar drasticamente a eficiência operacional. Os clientes da Dell EMC desfrutam do CloudIQ com seus produtos de armazenamento há vários anos e em agosto de 2021, a Dell apresentou o CloudIQ para servidores PowerEdge.

 

OpensManage Enterprise – OME

O OpenManage Enterprise (OME) da Dell é a solução de console de gerenciamento de sistemas que permite o gerenciamento completo do ciclo de vida dos servidores PowerEdge. O OME está localizado no local e cada instância pode gerenciar até milhares de servidores, portanto, as organizações com mais de um local usam mais de uma instância do OME. O CloudIQ se integra a cada instância do OME, em vez de se integrar diretamente a cada servidor, para minimizar a largura de banda para telemetria. Sendo baseado em nuvem e navegador, o CloudIQ oferece a conveniência de acesso seguro ao inventário de servidores, integridade, alertas e métricas de toda a empresa, independentemente do local.

 

Conectando o PowerEdge ao CloudIQ

Depois que o OpenManage Enterprise estiver configurado com servidores PowerEdge em uma rede local (LAN), há três etapas simples para conectar seus servidores PowerEdge ao CloudIQ:

  • Instale o plug-in do CloudIQ no console do OME;
  • Ative o plug-in do CloudIQ no console do OME;
  • Faça login e use o CloudIQ.

 

Dentro de 15 a 30 minutos, você poderá ver os dados fluindo com segurança para o CloudIQ de seus servidores.

 

Visualizações da interface do usuário do CloudIQ

Uma vez conectado, os administradores de TI são recebidos com uma página inicial interativa com visualizações rápidas de sua infraestrutura Dell (servidores, bem como armazenamento, proteção de dados e dispositivos de rede). Nesta página inicial, você pode clicar na interface do usuário para detalhar ainda mais as visualizações ou objetos de interesse. No CloudIQ, você pode ver rapidamente problemas de integridade priorizados, inventariar e criar relatórios personalizados sobre métricas de desempenho de interesse.

Página inicial do CloudIQ

 

Na página de integridade do CloudIQ, você pode clicar em um único servidor e visualizar os problemas de integridade detalhados e o histórico de integridade ao longo do tempo. Ao clicar em um único problema, você pode visualizar as ações de correção recomendadas para o servidor.

Exibição de integridade de servidor único do CloudIQ

 

Clicando na aba de inventário do mesmo servidor, você pode ver informações detalhadas de todos os componentes de hardware, firmware, licenças e informações de garantia. Isso inclui informações detalhadas de inventário para componentes como processadores, memória, dispositivos de E/S, subsistema de armazenamento e informações de unidade substituível em campo (FRU).

Visualização de Inventário de Servidor Único

 

Outro ótimo recurso para servidores no CloudIQ é a guia de desempenho que mostra várias métricas ao longo do tempo. As métricas de desempenho incluem uso de CPU, uso de memória, uso do sistema, uso de IO, temperaturas da CPU, fluxos de ar e consumo de energia.

Página de desempenho de servidor único

 

No início de 2022, a expectativa é de que o mecanismo de aprendizado de máquina do CloudIQ para detectar anomalias no PowerEdge para várias métricas de servidor esteja ativo. Já habilitado para sistemas de armazenamento, esse recurso calcula estatisticamente os limites superior e inferior com base nos dados históricos das métricas. Se um valor estiver fora dos limites, uma anomalia será detectada e mostrada na visualização de desempenho. Quando lançado para servidores, esse recurso permitirá que você realize outras soluções de problemas para otimizar o desempenho do servidor.

O CloudIQ tem um poderoso recurso de geração de relatórios que permite personalizar facilmente relatórios para toda a sua infraestrutura Dell. Com os servidores PowerEdge, há mais de 50 métricas que podem ser colocadas em formato de tabela ou gráfico de linha e podem ser rastreadas ao longo do tempo. Essas tabelas e gráficos podem ser reposicionados na página para maior personalização. O CloudIQ também permite exportar ou agendar esses relatórios para serem enviados a você periodicamente, como diariamente ou semanalmente.

Conclusão

À medida que as demandas por servidores aumentam exponencialmente e os dados crescem exponencialmente, os administradores de TI devem continuar a adotar técnicas modernas de monitoramento, análise e notificação/recomendação para gerenciar a infraestrutura com eficiência. O CloudIQ é a resposta da Dell às necessidades crescentes das organizações de TI de uma solução baseada em nuvem para monitorar sua infraestrutura de servidor. Nunca houve um momento melhor para começar sua jornada de monitoramento na nuvem.

 

Autor: Kyle Shannon para o Blog da Dell Technologies (traduzido e adaptado).

Gostou deste conteúdo? Acompanhe a Softwaresul nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.