Data Center ou Cloud? Qual sua melhor opção?

Data Center ou Cloud? Qual sua melhor opção?

02/06/2020

Quando se trata de armazenar e acessar grandes quantidades de dados por sua empresa ou organização, os serviços de dados em nuvem são uma alternativa para os tradicionais data centers.

Essencialmente, um serviço de dados em nuvem é uma versão remota de um data center – localizado em algum lugar fora das instalações físicas da sua empresa – que permite acessar seus dados pela Internet. O provedor de nuvem realiza manutenção e atualizações contínuas, geralmente possuindo vários data centers em várias localizações geográficas para proteger seus dados durante interrupções e outras falhas.

Um data center tradicionalmente se refere ao hardware do servidor em suas instalações para armazenar e acessar dados através da sua rede local, geralmente  mantido por um departamento de TI interno.

Antes de optar por usar um serviço em nuvem e criar seu próprio data center, aqui estão três fatores para ajudá-lo a fazer a escolha certa para sua empresa:

 

1. Customizável vs. Escalável

Um data center é ideal para empresas que precisam de um sistema dedicado que lhes dê controle total não apenas sobre seus dados, mas também sobre o próprio hardware. Como apenas a empresa está usando essa infraestrutura, um data center é mais adequado para uma organização que precisa executar muitos tipos de aplicativos e cargas de trabalho complexas.

Um data center, no entanto, possui capacidade limitada. Você é responsável por comprar e instalar mais equipamentos e atualizar sua tecnologia quando necessário expandir o armazenamento e a carga de trabalho do data center.

Um sistema de dados em nuvem tem capacidade potencialmente ilimitada, com base nas ofertas e planos de serviço do seu provedor. A desvantagem é que você não tem tanto controle sobre o hardware localizado remotamente, já que o fornecedor da nuvem possui e gerencia todo o sistema. Além disso, a menos que você pague para ter uma nuvem privada na rede do fornecedor, sua empresa compartilhará recursos de hardware com outros usuários da nuvem.

 

2. Segurança

Na nuvem, sua empresa confiará seus dados a terceiros. Cabe ao provedor garantir que ele tenha as certificações de segurança mais atualizadas. Se sua nuvem residir em vários data centers em locais diferentes, cada local precisará das medidas de segurança adequadas.

Seus dados na nuvem podem ser acessados ​​por qualquer pessoa com as credenciais adequadas de qualquer lugar com uma conexão à Internet. Isso é conveniente, mas também abre uma ampla variedade de pontos de acesso, os quais precisam ser protegidos para garantir que os dados transmitidos por eles sejam seguros.

Um data center está fisicamente conectado à rede local da sua empresa. Isso facilita garantir que apenas pessoas com credenciais e dispositivos aprovados pela empresa possam acessar aplicativos e informações armazenados. Você é responsável por sua própria segurança.

 

3. Custos

Obviamente, para sua empresa construir um data center do zero levará algum tempo e você será responsável pela manutenção e administração do sistema. A operação de um grande data center pode aparentar ser muito dispendiosa, mas várias alternativas acessíveis estão disponíveis no mercado.

Um serviço de nuvem pode aparentar ser muito mais econômico, especialmente para pequenas empresas. Mas, desde o início do ano, o dólar sofre com uma grande variação cambial, com seu valor aumentando cada vez mais. Como a maioria dos servidores cloud são internacionais, este fator pode elevar o custo deste tipo de operação. Além disso, a incidência tributária sobre a contratação de um servidor como Amazon Web Services (AWS) Azure ou Google Cloud é alta.

 

Para averiguar qual a melhor opção para sua empresa, ENTRE EM CONTATO com nossos especialistas. A Softwaresul irá fazer uma avaliação da sua necessidade e oferecer o melhor custo-benefício para você!