Como trabalhar o ensino remoto.

Como trabalhar o ensino remoto.

18/08/2020

Nas semanas desde que o surto de COVID-19 atingiu a China, profissionais da educação na região fizeram coisas incríveis para manter os alunos aprendendo enquanto migram para o aprendizado remoto.

Agora, à medida que países ao redor do mundo tomam medidas para conter o vírus, muitas escolas e universidades em todo o mundo estão promovendo aulas on-line. No entanto, ensinar e aprender em casa é uma grande mudança para a maioria dos estudantes e educadores. Sem uma sala de aula física, como verificar se os alunos estão envolvidos e progredindo? Como educadores e professores permanecem conectados?

Para ajudar a facilitar a transição, educadores on-line experientes – incluindo educadores da Catholic Education Western Australia (CEWA) e O’Dea High School em Seattle – compartilharam dicas que reuniram ao longo dos anos em educação à distância.

Além disso, ferramentas como o Microsoft Teams estão disponível gratuitamente para instituições de ensino por meio da oferta do Office 365 A1. Isso fornece um hub personalizado totalmente gratuito para o trabalho em grupo de classe com as equipes, incluindo videoconferências, versões online dos aplicativos do Office 365, além de ferramentas de produtividade e proteção de informações.

 

Mudando para uma sala de aula virtual

À medida que as escolas migram para um ambiente de aprendizado remoto, O Tems pode fornecer uma sala de aula on-line que conferências, tarefas, compartilhamento de arquivos e conversas em uma única plataforma acessível em um dispositivo móvel, tablet, PC ou navegador.

Para ajudar a tornar esse processo o mais simples possível, criamos um guia de práticas recomendadas para líderes de escola e TI se familiarizarem rapidamente com o Tems, para que seus alunos e funcionários comecem a se comunicar remotamente. Depois de feita as configurações iniciais, educadores e equipe podem criar suas próprias turmas, adicionar alunos selecionados, compartilhar lições, criar tarefas, colaborar virtualmente em tempo real, fazer notas e fornecer feedback personalizado em um único hub.

Aqui estão algumas dicas de educadores especializados para ajudar você a começar:

  • Tenha discussões interativas com sua turma compartilhando sua tela para apresentar sua lição e incentive os alunos a fazer perguntas usando o recurso de bate-papo.
  • Você pode exibir um filme compartilhando o áudio do sistema em uma reunião.
  • Durante uma aula, você pode moderar a discussão em classe, silenciando os alunos, tornando-os apresentadores ou, se necessário, removendo-os da reunião.
  • Grave a lição, para que os alunos possam revisá-la em seu próprio tempo.
  • Grave qualquer sessão da turma, caso alguns alunos não possam participar durante a sessão ao vivo.
  • Para avaliações, você pode facilmente criar e classificar questionários em equipes usando o Microsoft Forms.
  • Informe seus alunos sobre o horário de expediente e quando eles podem entrar em contato com você para perguntas.
  • Incentive os alunos a usar o Immersive Reader para ajudá-los a ler mensagens e entender as solicitações de tarefas, permitindo-lhes acompanhar e contribuir.
  • Crie um canal divertido. Tenha uma feira de ciências virtual ou um grupo de leitura de poesia.

 

Ajude os alunos a permanecer envolvidos

Continuar impulsionando o envolvimento dos alunos e o aprendizado focado pode ser um desafio, especialmente para aqueles que estão migrando para o aprendizado remoto pela primeira vez. Educadores e pais precisam de apoio para ajudar a fazer esse trabalho. Ferramentas como FlipGrid, Skype in the Classroom e Minecraft: Education Edition também podem ajudar a diversificar o dia e oferecer aos alunos maneiras de se comunicar e aprender de novas maneiras.

Além disso, aqui estão algumas dicas que ouvimos de educadores que ajudaram a criar ambientes de aprendizado saudáveis ​​e eficazes, permitindo aos alunos prosperar em um ambiente virtual:

  • Mantenha-se saudável e disposto: aprender em casa pode ser uma nova experiência para os alunos. Incentive-os a fazer intervalos entre as aulas para alongar, hidratar ou simplesmente descansar.
  • Mantenha-se focado: encontre um local tranquilo onde eles possam se concentrar nas aulas com o mínimo de distrações.
  • Mantenha-se conectado: a escola é importante do ponto de vista social. Não ver amigos pessoalmente pode ser difícil para os alunos. Ajude-os a se adaptar, incentivando-os a agendar uma sessão de almoço virtual para que os colegas de classe fiquem conectados. Se eles estiverem doentes ou não puderem participar da aula por causa de um compromisso, lembre-os de alterar seu status ou definir uma mensagem de status para que seus colegas também estejam cientes.
  • Motive sua turma: use as equipes para incentivar desafios ao longo da semana, criando um canal de “Atividades divertidas”. Por exemplo, realize um concurso de culinária e peça aos alunos que compartilhem suas criações no canal. Reconheça seus alunos enviando elogios ao canal, inspirando mais alunos a participar.
  • Dê vida às lições: faça uma lição interativa ativando o Whiteboard nas equipes durante uma aula ao vivo. Peça aos alunos que procurem o quadro e resolvam um problema de matemática ou demonstrem suas habilidades artísticas, como fariam em uma sala de aula física.
  • Conecte-se com os alunos individualmente: pode ser difícil avaliar o desempenho dos alunos sem vê-los pessoalmente. Você pode apoiar os alunos individualmente em um bate-papo, criando um espaço seguro para eles fazerem suas perguntas e obterem a ajuda extra de que precisam.

    É certo que trabalhar deste modo apresenta desafios novos para praticamente todos os envolvidos. Assim, a Softwaresul se coloca à disposição para responder questionamentos e ajudar a tornar essa transição o mais fácil possível. Entre em contato e deixe-nos saber o que mais podemos fazer para ajudar.