Backup em nuvem – Vantagens e importância.

Backup em nuvem – Vantagens e importância.

12/03/2020

Perda de dados pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer escala. Seja por meio de maneira involuntária e levando consigo os dados armazenados em um backup local. É aqui que entra a importância do backup em nuvem – dados armazenados externamente, com segurança.

Backup em nuvem quando utilizada o setor de T.I pode compartilhar copias de seus dados por meio da nuvem através de qualquer lugar. Caso o arquivo esteja comprometido, eles podem restaurar as informações sem compromete – lo, garantindo a continuidade dos negócios e impedindo efetivamente uma grande crise no setor de T.I. No entanto, os dados baseados na nuvem são mais vulneráveis a ataques cibernéticos, a responsabilidade de manter a segurança e a conformidade é dedicada aos fornecedores de backup na nuvem.

Apesar de algumas precauções de segurança, backup na nuvem é um recurso que está sendo cada vez mais utilizado nos últimos anos por conta das suas características de economia e recuperação de custos. De acordo com a nossa última pesquisa* 46% dos backups em data center é realizado através da nuvem e 31% tem planos de imigrar para os recursos nuvem.

Existem diversos motivos para o Cloud Backup ser um recurso tão importante para o setor de T.I além da redução de gastos e armazenamento de arquivos.

Confiabilidade.

Recuperação de arquivos “fora de local” pode proporcionar para sua equipe um pouco de liberdade e maior mobilidade. Armazenando seus arquivos na nuvem, você providencia segurança e proteção contra desastres naturais, erros humanos, ou até mesmo ransomware.

Enquanto a sua organização, infelizmente, precise lidar com essas questões, é necessário ter maior precaução e cuidados para evitar períodos de crises.

Escalabilidade.

Ao contrário do backup em local, a nuvem não necessita de um hardware ou licenças de software adicionais. Diferente do padrão, este recurso reduz os custos de inicialização normalmente associados aos backups.

Sem mencionar que o software de backup em nuvem possui ferramentas que executam tarefas como desduplicação e redução de tamanho de backup para usuários também.

As opções de valores para Cloud Backup são flexíveis, à medida que as necessidades de armazenamento e backup de dados dos usuários aumentam é possível aumentar o espaço de armazenamento. Além disso, alguns fornecedores permitem que os usuários tenham controle de acesso e ajustem os seus planos. Backup em nuvem é uma ótima opção para empresas que possam crescer mais rápido do que a capacidade de armazenamento local permite. E como não há hardware para atualizar ou configurar, reduz custos em manutenção e permite que um provedor* de backup em nuvem se responsabilize por essas questões logísticas. No entanto, há mais preocupações com a recuperação de dados ou a velocidade de migração de dados.

Flexibilidade.

O backup na nuvem inclui recursos como sincronização de dados, espelhamento de dados, restauração instantânea e as soluções de backup em nuvem estão sempre introduzindo melhorias no processo. Além disso, quando um arquivo está na nuvem, toda a sua equipe que terá acesso a ele, poderá acessar de qualquer lugar. Ou seja, a acessibilidade dos dados para sua equipe é bastante aprimorada, permitindo que os membros da equipe acessem dados enquanto trabalham remotamente.

Segurança e Conformidade.

Muitas soluções de Cloud Backup incluem gerenciamento de políticas e regulamentos de dados, prevenindo os usuários a pagarem futuras multas e penalidades. Recursos em nuvem é além de armazenamento é também proteção, com este recurso garante que seus dados sejam criptografados de uma extremidade para outra. Sendo assim, fornecendo maior segurança de dados no compartilhamento de arquivos sem que cause algum dano.