Fraude Online
Ninguém está a salvo de golpistas. Mas não importa quem seja a vítima ou quão sofisticado seja o esquema, sempre há uma maneira de detectar a fraude online antes que seja tarde demais. No texto de hoje, a Kaspersky mostra cinco sinais comuns de golpes online para ajudá-lo a evitar o perigo.
Medo ou ganância
Os golpistas costumam jogar com a ganância ou com o medo. No primeiro caso, eles prometem a uma vítima em potencial, por exemplo, um grande pagamento do governo ou criptomoeda grátis. A segunda maneira envolve intimidação, como a ameaça de enviar um vídeo íntimo da vítima para todos os seus contatos ou arruinar a reputação do site de sua empresa.
Em ambos os casos, os cibercriminosos estão tentando reduzir a capacidade de suas vítimas de responder racionalmente. Se, depois de ler esse e-mail, você se sentir inclinado a fazer exatamente o que o remetente está pedindo (seguir um link, enviar dinheiro, ligar para um número, etc.), isso é realmente um sinal de alerta. Respire fundo e leia a mensagem novamente. Muito provavelmente, você verá o que é – um truque, ou melhor, uma fraude online.
Correndo contra o tempo
Se situações carregadas de emoção podem fazer com que as pessoas percam o poder do pensamento crítico, então estar com pressa só aumenta o problema. Os golpistas também exploram isso, por exemplo, definindo prazos apertados.
Se uma mensagem diz que você tem apenas alguns dias, horas ou até minutos para reivindicar um prêmio ou comprar equipamentos procurados antes que esgote, provavelmente é uma fraude.
Design amador
Erros óbvios na mensagem são outro alerta de fraude online. Alguns podem ser erros ortográficos intencionais ou substituição de letras por números de aparência semelhante ou partes ópticas de outros alfabetos para enganar os filtros de spam.
Seja qual for o motivo dos erros de digitação, promessas de “um milhã0 d3 re4is” são um sinal claro de perigo.
Preso ao site
Quando uma vítima em potencial acessa um site fraudulento a partir de um e-mail ou mensagem de bate-papo, os golpistas geralmente tentam atraí-los por meio de uma série de tarefas simples. Eles podem envolver uma pequena pesquisa ou selecionar várias caixas supostamente contendo prêmios, por exemplo.
Muitas vezes, a vítima recebe uma animação que supostamente indica uma pesquisa no banco de dados (por seu status de premiado, por exemplo) ou é solicitada a preencher um formulário. Às vezes, eles podem ser convidados a ler avaliações ou comentários (falsos) de “vencedores anteriores”.
Mais recentemente, vimos bate-papos com bots se passando por advogados, consultores ou funcionários de suporte. Independentemente dos detalhes, o objetivo geral é simples e claro: fazer com que a pessoa invista um pouco de tempo e esforço para fazer com que ela permaneça na página e diminuir a probabilidade de fechar a página quando ela pede algum pagamento, o que certamente acontecerá.
Sente que um site prometendo um grande pagamento está ganhando tempo? Provavelmente não é um bom sinal.
Pequena taxa
Outra fraude online que está entre as favoritas depois de fisgar uma vítima é solicitar uma transferência para fins de verificação de cartão ou pagamento para registro em algum banco de dados. Sem ele, insistem os golpistas, não será possível receber a recompensa prometida.
A quantia pedida é geralmente muito pequena e insignificante contra a perspectiva de riquezas incalculáveis, e pode até vir com uma garantia de retorno em uma data posterior. Essa taxa é a primeira coisa que é roubada, é claro. Não haverá prêmio, apenas a probabilidade de perder ainda mais depois de compartilhar os detalhes do cartão de crédito com os golpistas.
A Fraude Online infelizmente continua…
Os cibercriminosos estão constantemente inventando novas maneiras de monetizar sua confiança e fraquezas. Mas, estando atento às dicas deste texto, você pode evitar ser vítima da maioria dos golpes.
Informações do blog da Kaspersky.
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